Fevereiro é um mês de extremos:
- Começamos envolvidos na exposição "Holocausto e outros Genocídios" que iniciamos após o Dia Internacional em Memória das Vitimas do Holocausto, (anualmente a 27 de janeiro). Concebida como um dispositivo pedagógico orientado quer para operacionalizar o currículo de História do 9º ano (tema "Da Grande Depressão à Segunda Guerra Mundial"), quer para trabalhar, mais uma vez, a questão dos Direitos Humanos com todos os anos, a exposição irá manter-se ativa até ao final do 2º período.
- Assinalamos, de 13 a 17, a já tradicional Semana dos Afetos. Digamos que o afeto central é o Amor (e a Amizade), ancorada no dia de São Valentim, mais conhecido como dia dos Namorados. Mas para além de falar de amor e trocar mensagens de carinho embrulhadas em corações, gostaríamos também de recordar muitos outros sentimentos que podem potenciar ou destruir os nossos afetos.
- Terminamos a semana já com um pé no Carnaval. Ainda não regressamos às folias que por vezes assinalavam essa quadra nas escolas, com um desfile de máscaras, por exemplo, mas gostamos sempre de recordar o significado social desta festa tão antiga e algumas das suas manifestações mais importantes no nosso país, como os Caretos. Sabemos também que os professores trabalham esta quadra com os alunos e contamos ter alguns materiais para expor em breve.
- A 24 de fevereiro a Guerra na Ucrânia perfaz 12 meses, um ano das nossas vidas marcado por um conflito no coração da Europa que pôs em causa muito do que julgávamos adquirido sobre a convivência entre povos num continente que foi, ainda no século passado o palco principal de duas guerras mundiais. Temos também algumas atividade planeadas, das quais vos daremos conta. Para já gostaríamos de vos lançar o desafio de partilharem as vossas opiniões nas nossas redes sociais.
Sem comentários:
Enviar um comentário