Páginas / Newsletter

domingo, 12 de maio de 2024

Nova visita de estudo ao Museu Nacional de Arte Antiga

     Depois do 8ºB, foi a vez do 8ºA ir em visita de estudo ao Museu Nacional de Arte Antiga. Sendo a visita no âmbito da disciplina de História (no presente ano letivo em regime semestral), teve os mesmos objetivos: aprofundar conhecimentos sobre a Expansão Portuguesa, o Renascimento e o Humanismo e renovação da consciência religiosa; reconhecer a importância dos Museus, Monumentos e artefactos como fontes para a construção do conhecimento histórico; desenvolver competências de trabalho de campo e de produção de relatório no âmbito da disciplina; desenvolver espírito crítico e criatividade e a adequar comportamentos num espaço exterior à escola e trabalhar em equipa.
    Implicou também a realização do mesmo roteiro, que podem ver aqui,
organizado em quatro grandes núcleos: "Contributo da expansão portuguesa para o Renascimento"; "A caminho do Renascimento: ourivesaria e pintura portuguesas"; "A caminho do Renascimento: pintura europeia" e "Humanismo e renovação da consciência religiosa". Para cada um destes "núcleos" foram selecionadas peças que os alunos tiveram de analisar seguindo as pistas fornecidas.
    Tal como em janeiro (a visita de que vos falamos agora foi a 30 de abril) os "Painéis de São Vicente de Fora" continuam a ser restaurados, numa campanha que se prevê estar concluída em final de 2024. Os técnicos trabalham num compartimento envidraçado que nos permite perceber uma parte do trabalho que realizam e continuarmos a analisar a obra, que é uma das incontornáveis quando se trata de falar da sociedade portuguesa do início do séc. XV. Através do roteiro chamamos a atenção dos alunos para a representação dos diferentes grupos sociais que podemos distinguir, mas também para a genialidade do artista (presumivelmente Mestre Nuno Gonçalves) que conseguiu realizar um retrato coletivo com traços de realismo e com recurso a uma composição que revelam já o seu conhecimento de novas formas de representar, a caminho do Renascimento.
    Foram perto de 3 horas de trabalho intenso.
Para além do trabalho desenvolvido devemos salientar a forma como os alunos participantes souberam estar e adequar atitudes e comportamentos aos diferentes espaços por onde circulámos, a cooperação entre todos,  a integração dos alunos estrangeiros da turma e o convívio durante o almoço e as deslocações. 

Trabalho com as peças.

Momento de descanso na passagem para o 1º piso (pintura estrangeira)

A última obra do percurso: o fantástico "tentações de Santo Antão", de Bosch.

Trabalho finalizado...

Prontos para regressar depois do almoço partilhado.





 Dê uma vista de olhos à nossa visita virtual.

Sem comentários:

Enviar um comentário