No dia 4 de março recebemos Cristina Roldão para dar continuidade às nossas "Conversas em liberdade, conversas sobre liberdade", com as quais pretendemos assinalar os 50 anos de liberdade no nosso país. Cristina Roldão é socióloga, professora convidada da Escola Superior de Educação de Setúbal e investigadora, também conhecida (e reconhecida) pelo seu trabalho de ativismo antirracista e feminista.
Sob o lema muito genérico de "vamos falar de racismo" pedimos à nossa convidada que nos interpelasse para as questões mais subtis do racismo, aquele que persiste na linguagem, que se traduz em lacunas no currículo, que explica a existência massiva ou a inexistência de alunos afro-descendestes em algumas escolas, aquele que perdura nas "anedotas", nas piadas, nas observações condescendentes.
Aos alunos presentes (inicialmente prevista para duas turmas de 8º ano, a atividade acabou por abarcar também o 7º B e o 9ºC) pedimos que recordassem tudo o que já tinha sido abordado sobre este tema, nomeadamente nos trabalhos interdisciplinares realizados em Domínio de Autonomia Curricular em torno do tema "Diferentes mas unidos" e sobretudo, claro, as suas experiências, as suas vivências.
Partindo de um questionamento sistemático, a professora Cristina Roldão partilhou ideias, levantou-nos dúvidas, levando-nos a encarar o racismo como um fenómeno muito complexo, com múltiplos níveis (racismo individual, institucional, estrutural, racismo incorporado), bem presente em diferentes âmbitos da nossa sociedade.
Para além desta pequena notícia estamos a preparar uma brochura, que possa dar conta de forma mais completa do debate de ideias que a professora Cristina Roldão trouxe generosamente até nós. Até lá para ficar a saber mais:
https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/cristina-maria-pinto-roldao/cv
https://www.youtube.com/watch?v=0AOvAdY11Yg
Sem comentários:
Enviar um comentário