ESTAÇÃO ELEVATÓRIA A VAPOR DOS BARBADINHOS
No dia 17 de março, e no âmbito da Semana da Leitura, a Biblioteca Escolar Damião de Góis organizou uma visita de estudo à Estação Elevatória dos Barbadinhos, núcleo museológico da EPAL, com um grupo de professores do Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Lisboa. Os visitantes exercem funções em várias escolas do agrupamento, pelo que estas visitas são um contributo para o estreitamento dos laços profissionais e de amizade, com reflexos positivos no exercício das suas funções.
Este núcleo museológico sofreu uma profunda remodelação sobretudo na área expositiva e que merece uma visita demorada.
A exposição presente é adequada a todos os anos de escolaridade, podendo ser utilizada por várias disciplinas, como História, Geografia, Ciências Naturais, etc. permitindo uma aprendizagem transversal, multidisciplinar e global, da temática “água”.
E possível ainda recuar ao século XIX, pois a estação, apesar de desativada da sua função inicial (permitir que os lisboetas da zona oriental da cidade tivessem acesso à água, através do recurso à força do vapor), ainda funciona, como se verificou in loco.
Faz-se aqui um convite a todos os professores para que visitem este núcleo, património da cidade de Lisboa, com os seus alunos, de todas as idades e anos de escolaridade.
Sem comentários:
Enviar um comentário