Páginas / Newsletter

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

MIBE 2025


    A braços com muitas outras tarefas apenas conseguimos começar as atividades do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, no próprio Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, que se assinala em 2025, a 27 de outubro. 

    Este é um evento instituído desde 1999  pela IASL (International Association of School Librarianship) e dinamizado, entre nós, pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

   O tema do MIBE 2025 é “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”, um convite à reflexão sobre o papel das bibliotecas escolares num mundo em transformação, onde a inteligência artificial começa a influenciar a forma como lemos, escrevemos e imaginamos. 


sexta-feira, 24 de outubro de 2025

IA e BE, uma relação para durar?

    Se no dia 20 de outubro tivemos a oportunidade de ouvir diversos especialistas, em diálogo com a sociedade civil, sobre os desafios da cidadania digital e do bem-estar online, no dia seguinte, terça-feira, 21 de outubro, foi a vez do Fórum RBE 2025 reunir a comunidade educativa na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, em torno de temáticas semelhantes.
 

  
 O tema deste ano, “Bibliotecas Escolares: Humanismo e Intervenção”, pode, à primeira vista,  sugerir um foco mais clássico ou filosófico,  afastado das questões tecnológicas. No entanto, a verdade é que a inteligência artificial (IA) esteve bem presente nas conversas e intervenções do Fórum. Assim,  sem nunca perder de vista o papel humanista das bibliotecas escolares, (lugares de acolhimento, de inclusão, de pensamento crítico, de diálogo) refletiu-se sobre os desafios e oportunidades que a IA traz à educação, sendo as BE espaços onde se experimenta, se aprende com a tecnologia e se constrói futuro. Falou-se de ferramentas de IA generativa, da importância da literacia digital crítica, e da necessidade de preparar os alunos para um mundo onde a tecnologia está cada vez mais integrada nas suas vidas, dentro e fora da escola.
     
A Biblioteca Escolar configura-se portanto como um
espaço de mediação
de cruzamento entre humanismo e inovação, onde o humano continua a ser o centro, mas onde se reconhece que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na promoção da leitura, das múltiplas competências da pesquisa, da criatividade e da cidadania.
     Mais do que nunca, importa capacitar os nossos alunos para serem
empáticos, curiosos, criativos, autónomos, críticos - humanos. E as bibliotecas escolares continuam a ser lugares privilegiados para cultivar essas competências, mesmo num cenário de transformação digital acelerada.
    O Fórum terminou com a entrega do Prémio Professor Bibliotecário 2025, que distingue práticas de excelência nas bibliotecas escolares sublinhando o papel transformador dos professores bibliotecários na promoção da literacia, da inclusão e da cidadania nas escolas portuguesas. A vencedora desta segunda edição foi Margarida Gomes Amaral, do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora, reconhecida pelo seu trabalho inovador e inspirador. Foram também atribuídas menções honrosas às professoras Manuela Maria Lopes de Sá Cachada Baptista, da Escola Secundária de Paços de Ferreira, e Teresa Maria Morais, da Escola Secundária São Pedro, em Vila Real. 

Se o assunto vos interessa não percam as palavras  de Manuela Pargana:

https://www.rbe.mec.pt/np4/forum-rbe-2025.html

https://blogue.rbe.mec.pt/forum-rbe-2025-bibliotecas-escolares-3012043 

... e a apresentação das professoras bibliotecárias finalistas ao prémio:

https://www.youtube.com/watch?v=cvCAWoB5_bM 

Conheces o "Agarrados à Net"?

     No passado 20 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying, foi lançada a segunda fase do projeto "Agarrados à Net", numa sessão especial na sede da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, (entidade sem fins lucrativos, que promove o debate e a inovação nas áreas das TIC e dos Media em Portugal). O evento contou com o apoio da Google.org e reuniu especialistas, nacionais e estrangeiros, representantes de pais e de diretores das escolas públicas, assim como jovens, para refletir sobre os desafios da cidadania digital, sob o lema “Pela Promoção da Educação para a Cidadania e o Bem-Estar Digital em Portugal”.

    Para quem não conhece,  o  "Agarrados à Net", é um projeto criado por Cristiane Miranda e Tito Morais  para a prevenção do uso excessivo da tecnologia,  promoção do bem-estar digital e  sensibilização para temas como o cyberbullying e a pegada digital.  Oficializado em finais de  2021, promoveu inúmeras sessões de sensibilização para ajudar crianças, jovens, pais e educadores a navegar no mundo digital com responsabilidade e equilíbrio. O sucesso destas intervenções e a presença cada vez mais forte da tecnologia na vida dos jovens, levou os criadores do "Agarrados à Net" a abraçar um outro projeto, o  "Super Searchers Portugal", inspirado numa iniciativa da Google, que ensina os alunos a pesquisar de forma eficaz e segura, desenvolvendo competências de literacia digital e pensamento crítico.  A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem sido uma parceira fundamental, integrando estas iniciativas nas suas atividades e promovendo sessões de formação e oficinas em escolas de todo o país, proporcionando também formação aos professores bibliotecários.  Estes projetos mostram que a educação para a cidadania digital deve começar o mais cedo possível e que as bibliotecas escolares são espaços privilegiados para cultivar esse caminho.

    Finalmente, foi-nos dito pela Cristiane e pelo Tito que a escolha desta data  sublinha o compromisso dos autores com a prevenção do bullying e a promoção de uma cultura de respeito e empatia, também no espaço online.

Para quem estiver interessado em saber mais:

https://ver.pt/agarrados-a-net/ 
https://www.facebook.com/agarradosanet/?locale=pt_BR

https://supersearchers.pt/?doing_wp_cron=1761317514.4390668869018554687500 

https://www.apdc.pt/iniciativas/agenda-apdc/pela-promocao-da-educacao-para-a-cidadania-e-bem-estar-digital 


 

 

 


segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Tempo de falar de alimentação

    Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação.Todos os anos assinala-se a efeméride com atividades diversas que possam chamar a atenção de todos sobre as questões globais relacionadas com a alimentação. Isto é, não se trata apenas de pensar em alterações comportamentais que promovam a saúde,  mas de compreender que uma alimentação equilibrada e segura é um dos principais direitos humanos e que enquanto houver no mundo pessoas com fome ou insuficientemente nutridas esse direito não está a ser cumprido.

    Neste ano em que se assinala simultaneamente os 80 anos da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação foi “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”. Percebemos como o tema nos convoca, a todos, em solidariedade, para a concretização desse  direito à alimentação, assim como para uma uma alimentação mais sustentável.

   É já habitual o Agrupamento  realizar atividades no âmbito destas comemorações, com um pequeno almoço saudável partilhado para os alunos. Na Damião de Góis esta iniciativa juntou alunos do 2º e do 3º ciclos e o resultado final foi uma mesa cheia de alimentos variados e saudáveis que todos apreciaram.  

    Outras atividades incluem trabalhos realizados no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, dos quais vos daremos noticia mais à frente. 

    A Biblioteca Escolar associa-se a todas estas atividades disponibilizando uma Exposição sobre a história da Alimentação através dos tempos. Venham ver!


 


Bom ano letivo 2025-206

     Concluímos um mês de atividades deste novo ano letivo. Muita coisa já foi acontecendo na nossa Biblioteca sem que tivéssemos tido tempo de divulgar. 

    No anterior ano letivo foi-nos difícil manter atualizadas as nossas redes sociais e gostaríamos de voltar, em 2025-2026, ao ritmo de publicações de anos anteriores. Vamos tentar.
Bom ano letivo!