Páginas / Newsletter

sábado, 30 de novembro de 2024

Dia Internacional das Cidades Educadoras 2024

 

O quê é?
"O Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração internacional que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social."

Quando?
"No dia 30 de novembro é celebrado o Dia Internacional da Cidade Educadora, para comemorar que, na mesma data de 1990, a Carta das Cidades Educadoras foi proclamada durante o primeiro Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Barcelona".

E em 2024?
O lema desta edição é: "A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social".

Quais são as cidades portuguesas membro?
São ao todo 96! veja aqui em detalhe.

O que tem tudo isto a ver com o nosso Agrupamento e a nossa BE Damião de Góis?
Confessamos que temos estado um pouco distraídos aqui pela Biblioteca, relativamente a esta iniciativa internacional e ao seu potencial. No presente ano letivo estivemos presentes no  Encontro Cidades Educadoras, organizado pelo município de Lisboa, que decorreu no dia 29 de novembro, na Casa dos Direitos Sociais, em Marvila. Como poderão ver pelo programa anexo vários participantes são do Agrupamento: um grupo de alunos da escola Básica Luiza Neto Jorge, o diretor do Agrupamento e finalmente, numa colaboração mais técnica, alunos e professores de multimédia que garantiram o som e a imagem do encontro (incluindo a versão streaming do mesmo, que pode ver no canal TV Marvila).
Podemos testemunhar do interesse deste encontro, da riqueza das experiências partilhas e desejar que numa próxima edição possamos estar prontos para um contributo mais significativo. Até porque neste projeto da Associação Internacional das Cidades Educadoras, as escolas são obviamente um dos parceiros fundamentais.

 

Fonte:
https://www.edcities.org/dia-internacional-pt-2024/

https://www.edcities.org/rede-portuguesa/


Sem comentários:

Enviar um comentário