Páginas / Newsletter

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016



Concurso de Fotografia

A arte no Jardim Calouste Gulbenkian



No âmbito das disciplinas de história, geografia, educação visual e português, os alunos do 9º ano, da Escola Damião de Góis, realizaram uma visita de estudo à Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 01.02.2016.
Participaram na visita alguns alunos da escola Secundária D. Dinis, acompanhados pelo Professor da disciplina de EMRC.
A visita versou várias temáticas abrangendo os conteúdos das disciplinas referidas.
O guião da visita concebido pelos professores contém 4 seções com perguntas e atividades a realizar pelos alunos nos diferentes momentos.
Os alunos analisaram o Uso e Ocupação do quarteirão atual em diferentes períodos, exploraram o Jardim Calouste Gulbenkian, observaram e comentaram as obras de arte presentes no Jardim e visitaram o Centro de Arte Moderna.
No Centro de Arte Moderna percorreram a exposição “O Círculo Delaunay” acompanhados pelos professores e por guias que os ajudaram a explorar as várias facetas da exposição.
A exposição aprofunda o conhecimento existente sobre o trabalho de Sonia e Robert Delaunay e a sua relação com Amadeo de Souza-Cardoso e com o galerista futurista italiano radicado em Estocolmo, Arturo Ciacelli, responsável pela apresentação em 1916 da única exposição que se pode inscrever no quadro da «Corporation Nouvelle», ainda que apenas expondo obras de Sonia Delaunay e quatro pinturas datadas de1909 a 1914 de Robert Delaunay; a encomenda a Sonia Delaunay de uma pintura mural para ser realizada em azulejo na fachada do Asilo Fonseca em Valença do Minho; a influência da pintura simultânea na poética literária e visual de Almada Negreiros; e ainda a relação próxima dos Delaunay com Eduardo Viana.
As fotografias tiradas pelos alunos no Jardim Calouste Gulbenkian vão ser objeto de um concurso a realizar na Biblioteca Escolar Damião de Góis. O Júri será constituído pelas professoras Manuela Ferreira, Cristina Funico e Lídia Amaral.
As cinco melhores fotografias serão enviadas para a galeria “ O meu Jardim Gulbenkian”, onde serão objeto de apreciação por técnicos da Fundação.


Participa!

Não percas esta oportunidade de revelar o artista que existe em ti!

A professora de geografia
                                                                  Cristina Andrade Funico

Sem comentários:

Enviar um comentário