terça-feira, 23 de dezembro de 2025
segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
Maratona de Cartas
Gostaríamos de apelar ao vosso envolvimento nesta campanha de cidadania ativa, e, se o entenderem, registar o código da nossa escola: 1950-057
Para ficarem a saber
mais sobre esta iniciativa da Amnistia Internacional:
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
A partir de agora sou a Biblioteca Professora Elvira Salgueiro
Pode parecer de somenos importância a mudança de um nome, sobretudo se se trata de um edifício ou de um local. Para aqueles que acreditam que as bibliotecas escolares são o coração de uma escola, essa mudança torna-se muito significativa. Quando o objetivo é ligar, para sempre, esse "coração" à memória de alguém que consideramos muito, muito importante essa mudança não é apenas simbólica; é um gesto carregado de significado, que perpetua a presença e a influência de quem dedicou tempo, conhecimento e afeto a todos nós. Dar o nome da Elvira à biblioteca da Damião de Góis é reconhecer que, tal como os livros que guardamos, a sua memória continuará a inspirar-nos. É afirmar que o seu legado não se perde, mas se transforma em referência viva para todos os que aqui estudam e trabalham. Porque uma biblioteca não é apenas um espaço físico: é um lugar de encontro, de partilha e de crescimento. E, ao associá-la a alguém que personificou esses valores, estamos não só a perpetuar uma memória como a dizer que acreditamos na força das pessoas para melhorar o nosso mundo. Esta homenagem é, por isso, um ato de gratidão e de esperança de dar continuidade a tudo o que ela personificou.
terça-feira, 25 de novembro de 2025
A gentileza está a passar por aqui...
sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Entrega de Diplomas de Mérito de Prata
No dia 13 de novembro teve lugar mais uma entrega de Diplomas de Mérito Prata na nossa Biblioteca, para o 2º e o 3º ciclos. É sempre um prazer enorme ver reconhecido o mérito dos nossos alunos. Nem todos estiveram presentes e alguns diretores de turma mudaram (os prémios refere-se ao trabalho do transato ano letivo e alguns professores já não se encontram no Agrupamento). Mas está sempre garantida uma atmosfera calorosa, aplausos e abraços, e claro uma pausa para fotografias.
"The Widow and the Parrot"
Foi realmente "The Widow and the Parrot" e não a ""A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf que tivemos a oportunidade de ver nesta terça dia 11 na Biblioteca Damião de Góis, por iniciativa do grupo de Inglês e com a colaboração da Porto Editora.
Dois jovens atores, um cenário versátil e uma encenação feita a pensar na interação com o público, ao serviço de uma história inteligente e divertida.
Acrescentamos um público atento, participativo e muito bem comportado. Um sucesso que comprova que as aprendizagens curriculares (neste caso a língua inglesa e a abordagem da obra, recomendada para o 6º ano pelo Plano Plano Nacional de Leitura) podem ser realizadas em muitos contextos e em paralelo com muitas outras aprendizagens informais.
quarta-feira, 5 de novembro de 2025
A catástrofe de 1755
Coincidentemente ou não, a nossa colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa recomeça com "A catástrofe de 1755", (para os 6ºs anos) no dia em que se assinala, em 2025, o 13º exercício nacional de "A terra treme".
A primeira sessão teve lugar às 10h25, com as técnicas do Serviço de Educação do AML a recordarem o papel e a importância de um Arquivo Histórico e, partindo de um manuscrito anónimo, trazerem-nos notícias sobre o terramoto de 1 de novembro de 1755, que atingiu brutalmente a cidade de Lisboa. À informação seguiu-se momentos de reflexão sobre as reações dos lisboetas do séc.XVIII, as suas crenças num "castigo divino", numa época em a sismologia dá justamente os seus primeiros passos. Acompanhou-se também as ideias do ministro do rei D. José I (o futuro marquês de Pombal) para a reconstrução da zona da cidade mais destruída e todas as medidas tomadas para precaver a propagação de doenças e o desencadear da delinquência.
Às 11h05 todos (alunos, professores e técnicas) pararam e cumpriram rigorosamente durante um minuto, o exercício previsto, durante o qual os
participantes executaram os 3 gestos que salvam: BAIXAR,
PROTEGER e AGUARDAR.
Retomámos depois a nossa conversa. Não houve contudo tempo para realizar a tarefa associada a esta sessão, que é a construção de um edifício pombalino.
Temos de salientar a atenção e o comportamento das turmas de 6º ano, que mostraram, não só possuir alguns conhecimentos históricos fundamentais à compreensão deste período, mas também um raciocínio rápido e uma boa capacidade de reflexão.
https://arquivomunicipal.lisboa.pt/servicos/servico-educativo
terça-feira, 4 de novembro de 2025
"Os piratas"
Dois atores em palco, para numerosas personagens, um cenário bem criativo e e um conjunto de pequenas estratégias para nos fazer perceber subtilmente os diferentes tempos e espaços em que se desenrola a história. Acabada a peça os atores interagem com o público, esclarecendo dúvidas e explicando curiosidades.
Balanço de um mês muuuitoooo cheiro
Outubro foi um mês cheio de atividades e eventos, alguns do quais se prolongam, de resto, por novembro a dentro. Deixamos aqui algumas "evidências":
![]() |
| Exposição "A evolução da alimentação humana", visitada por diversas turmas, no contexto da disciplina de Cidadania e de Ciências Naturais. |
![]() |
| Leituras com o 1ºciclo no contexto do MIBE. |
![]() |
| Halloween: sugestões de leitura, filmes (o fabuloso "Mundo de Jack") e nosso altar do Dia de los Muertos. |
segunda-feira, 27 de outubro de 2025
MIBE 2025
A braços com muitas outras tarefas apenas conseguimos começar as atividades do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, no próprio Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, que se assinala em 2025, a 27 de outubro.
Este é um evento instituído desde 1999 pela IASL (International Association of School Librarianship) e dinamizado, entre nós, pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
O tema do MIBE 2025 é “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”, um convite à reflexão sobre o papel das bibliotecas escolares num mundo em transformação, onde a inteligência artificial começa a influenciar a forma como lemos, escrevemos e imaginamos.
sexta-feira, 24 de outubro de 2025
IA e BE, uma relação para durar?
O tema deste ano, “Bibliotecas Escolares: Humanismo e Intervenção”, pode, à primeira vista, sugerir um foco mais clássico ou filosófico, afastado das questões tecnológicas. No entanto, a verdade é que a inteligência artificial (IA) esteve bem presente nas conversas e intervenções do Fórum. Assim, sem nunca perder de vista o papel humanista das bibliotecas escolares, (lugares de acolhimento, de inclusão, de pensamento crítico, de diálogo) refletiu-se sobre os desafios e oportunidades que a IA traz à educação, sendo as BE espaços onde se experimenta, se aprende com a tecnologia e se constrói futuro. Falou-se de ferramentas de IA generativa, da importância da literacia digital crítica, e da necessidade de preparar os alunos para um mundo onde a tecnologia está cada vez mais integrada nas suas vidas, dentro e fora da escola.
A Biblioteca Escolar configura-se portanto como um espaço de mediação, de cruzamento entre humanismo e inovação, onde o humano continua a ser o centro, mas onde se reconhece que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na promoção da leitura, das múltiplas competências da pesquisa, da criatividade e da cidadania.
Mais do que nunca, importa capacitar os nossos alunos para serem empáticos, curiosos, criativos, autónomos, críticos - humanos. E as bibliotecas escolares continuam a ser lugares privilegiados para cultivar essas competências, mesmo num cenário de transformação digital acelerada.
Se o assunto vos interessa não percam as palavras de Manuela Pargana:
https://www.rbe.mec.pt/np4/forum-rbe-2025.html
https://blogue.rbe.mec.pt/forum-rbe-2025-bibliotecas-escolares-3012043
... e a apresentação das professoras bibliotecárias finalistas ao prémio:
Conheces o "Agarrados à Net"?
No passado 20 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying, foi lançada a segunda fase do projeto "Agarrados à Net", numa sessão especial na sede da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, (entidade sem fins lucrativos, que promove o debate e a inovação nas áreas das TIC e dos Media em Portugal). O evento contou com o apoio da Google.org e reuniu especialistas, nacionais e estrangeiros, representantes de pais e de diretores das escolas públicas, assim como jovens, para refletir sobre os desafios da cidadania digital, sob o lema “Pela Promoção da Educação para a Cidadania e o Bem-Estar Digital em Portugal”.
Para quem não conhece, o "Agarrados à Net", é um projeto criado por Cristiane Miranda e Tito Morais para a prevenção do uso excessivo da tecnologia, promoção do bem-estar digital e sensibilização para temas como o cyberbullying e a pegada digital. Oficializado em finais de 2021, promoveu inúmeras sessões de sensibilização para ajudar crianças, jovens, pais e educadores a navegar no mundo digital com responsabilidade e equilíbrio. O sucesso destas intervenções e a presença cada vez mais forte da tecnologia na vida dos jovens, levou os criadores do "Agarrados à Net" a abraçar um outro projeto, o "Super Searchers Portugal", inspirado numa iniciativa da Google, que ensina os alunos a pesquisar de forma eficaz e segura, desenvolvendo competências de literacia digital e pensamento crítico. A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem sido uma parceira fundamental, integrando estas iniciativas nas suas atividades e promovendo sessões de formação e oficinas em escolas de todo o país, proporcionando também formação aos professores bibliotecários. Estes projetos mostram que a educação para a cidadania digital deve começar o mais cedo possível e que as bibliotecas escolares são espaços privilegiados para cultivar esse caminho.
Finalmente, foi-nos dito pela Cristiane e pelo Tito que a escolha desta data sublinha o compromisso dos autores com a prevenção do bullying e a promoção de uma cultura de respeito e empatia, também no espaço online.
Para quem estiver interessado em saber mais:
https://ver.pt/agarrados-a-net/
https://www.facebook.com/agarradosanet/?locale=pt_BR
https://supersearchers.pt/?doing_wp_cron=1761317514.4390668869018554687500
segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Tempo de falar de alimentação
Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação.Todos os anos assinala-se a efeméride com atividades diversas que possam chamar a atenção de todos sobre as questões globais relacionadas com a alimentação. Isto é, não se trata apenas de pensar em alterações comportamentais que promovam a saúde, mas de compreender que uma alimentação equilibrada e segura é um dos principais direitos humanos e que enquanto houver no mundo pessoas com fome ou insuficientemente nutridas esse direito não está a ser cumprido.
Neste ano em que se assinala simultaneamente os 80 anos da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação foi “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”. Percebemos como o tema nos convoca, a todos, em solidariedade, para a concretização desse direito à alimentação, assim como para uma uma alimentação mais sustentável. É já habitual o Agrupamento realizar atividades no âmbito destas comemorações, com um pequeno almoço saudável partilhado para os alunos. Na Damião de Góis esta iniciativa juntou alunos do 2º e do 3º ciclos e o resultado final foi uma mesa cheia de alimentos variados e saudáveis que todos apreciaram.Outras atividades incluem trabalhos realizados no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, dos quais vos daremos noticia mais à frente.
A Biblioteca Escolar associa-se a todas estas atividades disponibilizando uma Exposição sobre a história da Alimentação através dos tempos. Venham ver!
Bom ano letivo 2025-206
Concluímos um mês de atividades deste novo ano letivo. Muita coisa já foi acontecendo na nossa Biblioteca sem que tivéssemos tido tempo de divulgar.
No anterior ano letivo foi-nos difícil manter atualizadas as nossas redes sociais e gostaríamos de voltar, em 2025-2026, ao ritmo de publicações de anos anteriores. Vamos tentar.
Bom ano letivo!
quarta-feira, 26 de março de 2025
sexta-feira, 7 de março de 2025
O Arquivo Municipal de Lisboa e nós
Ao longo do mês de janeiro o Arquivo Municipal de Lisboa, na pessoa das suas técnicas do Serviço Educativo, esteve entre nós, por diversas vezes. Quer nas escolas de 1ºciclo dos Lóios e Luiza Neto Jorge, quer na Damião de Góis.
No primeiro ciclo a proposta é, para o 3º ano, falar sobre a bandeira municipal, e, para o 4º sobre a Lisboa de D. Afonso Henriques. Este mesmo tema foi trazido, de forma um pouco mais complexa, para os 7º anos da Damião de Góis.
Infelizmente, por incompatibilidade de agendas tivemos de cancelar a atividade para os 8ºs, sobre "Lisboa dos Descobrimentos", mas temos programada mais uma atividade, com os 9ºs, sobre o 25 de abril.
Aprendemos sempre muito com estas atividades!
Atividade "de arranque" com o 3º ano dos Lóios, sobre a bandeira Municipal.
Para ficarem a saber mais sobre todas as propostas do Arquivo:




















