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terça-feira, 30 de abril de 2024

"Conversas sobre Liberdade, conversas em Liberdade"... mais uma

    Na segunda dia 29 de abril recebemos o nosso colega  Pedro Abreu, para mais uma "Conversa sobre Liberdade, Conversa em Liberdade". O tema escolhido foi a "Guerra Colonial", decorrida entre 1961 e 1974, vista por quem é simultaneamente professor de História e filho de um ex-combatente. 

    O professor Pedro Abreu começou por fazer uma contextualização do conflito, analisando as condições políticas que o sustentaram durante 13 anos, explicitando conceitos, fornecendo informações significativas, traçando uma cronologia dos acontecimentos principais e problematizando a forma como o prolongamento da guerra acabou por levar ao Golpe de Estado que derrubaria o regime a 25 de abril de 1974. Foi, neste processo, interpelando os alunos para refletirem sobre o impacto social e humano da guerra, ontem como hoje, assim como sobre o significado do domínio de uns povos sobre outros, a ausência de liberdade individual e a importância do direito à  autodeterminação de todos os povos. Foi-se construindo, em conjunto, um cenário, uma representação mental de um Portugal dominado por um regime político que, ao insistir num colonialismo velho de séculos, impõe ao país todos os sacrifícios inerentes à manutenção de uma guerra. Depois surge o exemplo de um jovem alferes de 23 anos, que partiu de Lisboa no Paquete "Uige" no dia 27 de abril de 1965, para uma comissão de 3 anos na Guiné. E aqui a História cruza-se com a memória, individual e coletiva.  Individual, porque se trata do Pedro Abreu, que olha para a experiência vivida pelo pai, que recorda as histórias ouvidas ao longo da vida, que faz um esforço para entender o impacto dum acontecimento desta natureza na vida de um jovem: o receio de ter de seguir para o teatro de operações, a necessidade de adiar projetos de vida como estudos, namoro, casamento,  família; o dilema entre "servir a pátria" e ser treinado para matar. Memória coletiva também, visto que a situação se repetiu praticamente com cada família portuguesa da época. 

Gostaríamos de dizer, em conclusão, que assistimos a uma excelente aula de História cumprindo grande parte das aprendizagens essenciais do 9º ano para esta disciplina,  relativas ao tema "Portugal: do autoritarismo à democracia", ao mesmo tempo que  interpelação e o questionamento constantes aos alunos, incentivaram a participação ativa destes, a reflexão e o debate.

Queremos finalmente  agradecer a generosidade do nosso colega por ter disponibilizado imensas fotografias do seu arquivo pessoal para exposição de reproduções na Biblioteca.




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